O contexto da pandemia de coronavírus mudou o cotidiano de muitas pessoas o que impactou no aumentou do número de animais domésticos abandonados. Seja pela crise, pelo medo de que cães e gatos transmitam o coronavírus ou pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos.
O cenário é confirmado por organizações não-governamentais, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e até mesmo pela SaferNet Brasil, organização que monitora conteúdos que violam direitos na internet [1].
Preocupados com esse cenário que também atinge a cidade de São Carlos no último dia (17/02) nosso mandato visitou o Departamento de Defesa e Controle Animal (DDCA) no local popularmente conhecido como Canil/Gatil Municipal. Um trabalho de excelência realizado na cidade que envolve cerca de 30 servidores.
Localizado no sul da cidade na Estr. Mun. Washington José Pêra, próximo ao Córrego Água Fria, o Canil e Gatil Municipal conta com 180 cães e 120 gatos disponíveis para adoção. Neste mesmo endereço atuam as equipes de fiscalização de maus tratos e abusos aos animais.
Lembrando o que pode ser considerado maus tratos a animais?
- Manter os pets em lugares anti-higiênicos ou em locais que impeçam sua respiração, movimento ou descanso;
- Deixar o cão ou gato exposto ao sol por longos períodos de tempo, ou, ao contrário, sem qualquer tipo de iluminação;
- Obrigar o pet a trabalhos excessivos, inclusive em competições que possam causar pânico, estresse ou esforço acentuado;
- Golpear, mutilar ou ferir voluntariamente qualquer órgão do pet (com exceção do procedimento de castração);
- Não providenciar assistência veterinária em casos de acidentes ou de doença;
- Não garantir alimento e água para o pet.
- Abandono de cães e gatos.
Denuncie maus tratos ligue: (16) 99724-9772 e (16) 3362-1080
Adoção consciente
Este trabalho merece todo apoio e reconhecimento da população, incentivando, inclusive, a adoção responsável de um dos quase 300 animais resgatados e abrigados, todos castrados e chipados. Mesmo na pandemia as adoções estão ocorrendo, por agendamento, no telefone (16) 3374-3239.
Vamos lançar a campanha ADOTE NESTA PANDEMIA! Uma boa companhia sempre é bem vinda.
Adoções realizadas por agendamento no telefone: (16) 3374-3239
Fonte: [1] https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53594179
Por: Vitor Augusto L. Camacho é Geógrafo (UNESP), Técnico Florestal, Esp. em Geotecnologias e Mestrando em Ciências Ambientais (UFSCar). Realiza pesquisas com os seguintes temas sobre espaço urbano, meio ambiente, geotecnologias, geopolítica, cartografias e políticas públicas.
contato: vitorluizaricamacho@gmail.com